Talassoterapia – Conheça a terapia do sal marinho.
Basta um mergulho na praia para a gente perceber que há algo de terapêutico na água do mar. Você já teve a impressão de sair da praia com as energias renovadas, o corpo mais leve e relaxado? Pois estamos no caminho certo para descobrirmos o que é e quais são os benefícios da talassoterapia.
Todos esses efeitos decorrentes de um belo mergulho na praia não ocorrem por acaso. É que a água do mar é realmente rica em ativos que podem promover inúmeros benefícios para nossa saúde e bem estar psíquico. Sem contar, claro, com a questão do lazer e do sempre benéfico contato com a natureza.
O fato é que a água do mar, entre outras propriedades, é rica em magnésio e outras substâncias que agem na articulação e nos músculos, aliviando a tensão e, consequentemente, reduzindo a ansiedade e o estresse.
O cloreto de sódio, assim como outras substâncias encontradas na água do mar, age diretamente no nosso sistema imunológico, melhorando o funcionamento das células do corpo humano. Assim como os sais minerais existentes na água possuem efeito antibiótico, além de eliminar tecidos mortos, ajudando, com isso, na cicatrização de feridas e doenças cutâneas.
O banho de mar ajuda a eliminar toxinas e a revigorar as células do corpo, ajudando a promover um estado de saúde mais sólido. O contato com a água do mar ajuda também no combate à pressão alta e reativa as energias.
O que é Talassoterapia?
Diante de tantas propriedades terapêuticas da água do mar, não é difícil imaginar o potencial regenerador de uma terapia que simule o contato com essa água. Isso é a Talassoterapia, uma técnica terapêutica que se apropria dessas propriedades para promover o bem estar físico e mental.
Há duas formas de se submeter ao tratamento: imersão ou bandagem. No caso do banho, a água da banheira, que deve ser potável, é enriquecida com: sais minerais, essências marinhas, algas marinhas desidratadas, óleos aromáticos e uma pastilha efervescente.
Quando a técnica escolhida é a bandagem, antes da aplicação das mesmas é feita uma esfoliação, cuja finalidade é a remoção das células mortas e abertura dos poros para a absorção das substâncias terapêuticas.
Quanto aos benefícios, eles também reproduzem aqueles obtidos com o banho de mar, eliminando impurezas, gorduras, toxinas e radicais livres, melhorando a saúde e aumentando a sensação de bem estar, sem contar com os benefícios estéticos, com a redução das celulites e da flacidez da pele.
Não se trata, no entanto, de uma técnica terapêutica nova. Ao contrário, os chineses, 4 mil anos antes de Cristo, já extraiam substâncias curativas das algas marinhas. O conhecimento se estendeu para o ocidente com as descobertas de gregos e romanos das propriedades medicinais da água do mar, mas foi na Europa que estudos comprovaram cientificamente seus poderes terapêuticos.
É importante ressaltar, no entanto, que há uma série de quadros clínicos em que não é recomendada a talassoterapia, como: hipertireoidismo, doenças cardiorrespiratórias, gestantes e pessoas com alergia e infecções cutâneas.
Portanto, antes de marcar uma sessão de talassoterapia e obter todos os benefícios previstos, procure orientação médica para saber se seu estado clínico é satisfatório para se submeter a essa terapia.
As sessões têm duração média de uma hora e são recomendadas de cinco a dez sessões para que os resultados obtidos sejam plenamente satisfatórios.
O Vittae Spa oferece o tratamento Talassoterapia.
Acesse agora nosso site, www.vittaespa.com.br, e agende o seu tratamento on-line!