Novembro Azul: nós te convidamos para o autocuidado!

Imagem para ilustrar texto de blog sobre novembro azul.

O Novembro Azul é um mês dedicado mundialmente a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. Principalmente para possibilitar um cuidado precoce, melhorando as chances de recuperação.

Pensando nisso, aqui nós te convidamos para o autocuidado, bem como sobre aquilo que precisa saber sobre o tema.

Novembro Azul: o que é e importância

O Novembro Azul faz parte de uma série de campanhas mundiais focadas na saúde, bem-estar e cuidado.

Em suma, é o mês dedicado a aumentar as consultas médicas, informar sobre a doença, sintomas e tratamento, identificar a condição de forma precoce e, com isso, possibilitar uma recuperação mais efetiva.

Atualmente, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Isso porque, só fica ‘atrás’ do câncer de pele.

Conforme os dados do INCA, a estimativa para 2023 é de 72 mil novos casos desse câncer. Um número bastante significativo e que evidencia a importância de falar sobre assunto.

Afinal, o exame de próstata ainda é cercado de tabus, levando milhares de homens a evitar o tema e as idas ao médico. Logo, essas campanhas visam aumentar o conhecimento, aumentar a busca por profissionais da saúde, fazer os exames e preservar a vida.

Sintomas e fatores de risco

O câncer de próstata se refere a um tumor que afeta essa glândula, localizada abaixo da bexiga. Justamente por isso, traz alguns sintomas característicos, como:

  • Dificuldade para urinar;
  • Demora para começar a urinar e para terminar;
  • O jato de urina é reduzido;
  • Você sente vontade de urinar mais vezes.

Em alguns casos, o paciente começa a notar sangue na urina, tem problemas para dormir decorrente de levantar toda hora para urinar, aumento de infecções e mais.

Ao mesmo tempo, o Novembro Azul traz à tona 3 principais fatores de risco:

  • Idade: mais comum após os 40 anos e aumentando a probabilidade conforme avanço etário;
  • Histórico: homens com casos de câncer na família devem redobrar os cuidados;
  • Sobrepeso e obesidade: pesquisas mostram que homens fora do peso tem maior propensão a desenvolver uma série de doenças, incluindo o câncer de próstata.

Nós te convidamos ao autocuidado

Por fim, o Novembro Azul vem para promoção do autocuidado.

Dessa forma, tudo começa com os exames e diagnóstico, para identificar a condição. A partir disso, o tratamento é indicado a partir do seu caso.

Geralmente, o câncer de próstata envolve a cirurgia. Junto a isso é comum a medicação, com tratamentos hormonais, e a radioterapia.

É válido destacar que nós te convidamos ao autocuidado para ser parte dos 90% de chance de cura, sempre que detectado no início. Cuide de você e permita que aqueles que você ama tenham mais tempo na sua presença.