Meditar pode rejuvenescer o cérebro de 50 anos para 25 anos

Você saiba que meditar pode rejuvenescer o cérebro de 50 anos para 25 anos? Bom, é exatamente isso que vamos mostrar aqui!

Inclusive, vale destacar que a meditação, muitas vezes, é mal compreendida. Meditar não significa “não pensar em nada”. Na prática, é ensinado a regulação entre corpo/mente, bem como a focalização.

Por isso, muitos utilizam esse momento para pensar em apenas um assunto, buscando soluções mais inteligentes e eficazes.

Meditar pode rejuvenescer o cérebro de 50 anos para 25 anos

A pesquisa que deu título a esse post foi desenvolvida por Sara Lazar nos Estados Unidos. Em síntese, a neurocientista teve uma série de lesões após correr a Maratona de Boston.

Devido a isso, começou a meditar como forma de alongar e relaxar em um ambiente controlado. Aos poucos, notou uma mudança significativa no seu humor, além de lidar melhor com situações problema que surgiam no dia.

Então, os estudos sobre o tema começaram e, dentre eles, Sara encontrou uma série de evidências de como a arte milenar reduzia o estresse, depressão e ansiedade, melhorava a qualidade do sono, diminuía dores e trazia qualidade de vida aos praticantes.

Nessa pesquisa, Lazar envolveu pessoas que praticavam a meditação há mais de 7 anos.

O que foi notado é que essas pessoas com uma grande formação tinham um aumento na massa cinzenta cerebral, englobando o sensorial, cortéx auditivo e frontal.

Na prática, essas áreas são responsáveis pela tomada de decisão, memória, nível de consciência, sensações físicas, percepção do som e ambiente, respiração, etc.

Porém, o mais importante para você entender é que, ao invés dessa massa diminuir devido a idade, essas pessoas tinham a área aumentada. Logo, praticantes de 50 anos tinham uma formação de massa cinzenta igual a de pessoas com 25 anos.

Outro estudo importante da área da meditação colocou uma série de pessoas em um programa de 8 semanas. Nesse período, começaram a meditar regularmente.

Ao final do projeto, esses indivíduos tinham alterações cerebrais importantes. Principalmente na região referente ao aprendizado, empatia, perspectivas múltiplas e memória.

Inclusive, os cientistas apontam que começar com 15 minutos diários já é o suficiente para a mudança acontecer.

Principais benefícios notados

Agora que você sabe por que meditar pode rejuvenescer o cérebro de 50 anos em 25 anos, vem a dúvida de quais são os primeiros benefícios notados na prática. Aqui, listamos alguns deles:

  • Redução do estresse;
  • Melhora nos sintomas ansiosos e depressivos;
  • Sono de qualidade;
  • Estabiliza o humor;
  • Evita picos de raiva;
  • Melhora no aprendizado;
  • Mais empatia e raciocínio logico;
  • Maior capacidade de foco, etc.

E se você tem problemas para relaxar ou lida com muita tensão, vale a pena começar esse processo de mudança no Vittae, com massagens terapêuticas.