Dores musculares no home office: principais, como evitar e como aliviar

Imagem para ilustrar texto de blog sobre dores musculares no home office.

Nesse post, você vai conhecer as principais dores musculares no home office e conferir como aliviar cada uma delas. Além disso, separamos algumas dicas práticas e simples e como evitar que elas voltem ou se desenvolvam. Vamos lá!

Principais dores musculares no home office e como aliviar

O home office trouxe à tona a discussão sobre as dores musculares comuns nesses indivíduos. Uma pesquisa da CNN Brasil destacou que 80% dos brasileiros que trabalham em casa apresentam essa reclamação.

Diante disso, as principais dores são:

Tensão muscular

Se refere aquela tensão, principalmente nos ombros, que dá a sensação de que os membros estão endurecidos.

A tensão surge por má postura, mas principalmente por estresse e causas externas, como ansiedade.

Dores musculares no home office nas costas

As costas é a região que mais sustenta o corpo durante o trabalho de home office. Já que o comum é se trabalhar sentado.

Como resultado, toda a região fica ou não em apoios para a lombar, pescoço e cóccix. Assim, é comum reclamações de cores ao longo de toda a espinha. Principalmente pessoas que não utilizam assentos específicos ou que ficam com má postura.

Desconforto nas pernas

As pernas também são prejudicadas com o home office, algo que foi notado na pandemia. Em suma, os longos períodos sentados em uma mesma posição e a baixa na atividade física prejudicam a circulação.

Então, as queixas de dores, formigamentos e fraqueza estão entre as principais.

Ombros e braços

Os braços e ombros estão entre as queixas comuns de dores musculares no home office. Na maioria das vezes, pelos cotovelos ficarem “pendurados”, causando um esforço excessivo dos ombros e punhos.

Isso sem falar na ocorrência de Síndrome do Carpo, decorrente de movimentos repetitivos.

Como aliviar

Se você sofre com alguma dor muscular, a primeira regra é buscar formas de relaxar a musculatura. Para isso, podem ser indicados alongamentos e atividades físicas direcionadas.

Mais importante que isso são as massagens, que reduzem a tensão e o desconforto.

Além disso, são indicadas compressas geladas na região, evitar esforço físico e, em alguns casos, ingestão de relaxantes (com indicação médica).

Como evitar as dores musculares no home office

Por fim, para evitar as dores musculares no home office, a regra é cuidar da sua postura e apostar em equipamentos direcionados para isso.

Dessa forma, opte por cadeiras ergonômicas, mesas na altura correta, apoio para pulsos, pés e cabeça, bem como evite ficar no sofá ou cama.

Simultaneamente, faça pausas durante o dia e alongamentos nesses intervalos. O indicado é que, a cada 60 minutos sentado, ande por 5 minutos.

Além disso, aqui no Vittae destacamos a importância do autocuidado no relaxamento diário, alimentação adequada, exercícios físicos e rotina de qualidade, focada no bem-estar.