Como os pensamentos alteram o cérebro: A ciência explica
Quer saber como os pensamentos alteram o cérebro humano? Fique comigo, pois, esse post foi feito para você.
Se assim como eu, você gosta do que a de mais incrível na ciência, esse post vai te ajudar, mas não é só isso. Através dele você vai entender como o nosso cérebro funciona.
Portanto, se você deseja entender mais sobre isso e como esse processo acontece, fique comigo, pois, esse post poderá lhe ajudar a entender melhor. Boa leitura!
Como os pensamentos alteram o cérebro: A ciência explica
Vamos antes de passarmos diretamente para a pesquisa, vamos conhecer um pouco mais do nosso cérebro.
Em 2015, dois cientistas da Universidade de Carnegie tentaram comprar a potência de um cérebro à de um supercomputador, o IBM Sequoia. Para conseguir o feito, foram lá e mediram a velocidade da transferência de dados dentro da máquina e compararam com a velocidade com que os neurônios são disparados.
A conclusão do estudo é que o ser humano conseguir suportar uma quantia muito menor do que os dados que um supercomputador consegue, mas é 30 vezes mais ágil ao lidar com eles. Mas, como fazemos isso e gastando pouca energia? O poder do hábito!
Steven Parton, cientista da computação decidiu examinar como as emoções negativas, como as famosas reclamações. Essas reclamações poderia ser da pessoa pesquisada ou de quem estava ao redor dela. A ideia era saber se esse tipo de comportamento afeta o cérebro, gerando diversas emoções direcionadas.
Assim, as emoções negativas, poderia levar a sensação de as pessoas não conseguirem sair de um estado de espírito negativo. Segundo a teoria dele, a negatividade altera de maneira física a estrutura e a função da mente e do corpo.
Mas, como isso modifica o cérebro de uma pessoa positiva para alguém negativa?
O cérebro humano, como você já deve ter ouvido falar, em algum momento do dia ele começa a poupar energia. É poupando energia que, por exemplo, criamos hábitos, alguns que até são difíceis de modificar, em razão, do cérebro querer poupar energia.
Nesse caso, para que ele consiga poupar energia, ele foca sempre em criar uma rotina, ou seja, o mais do mesmo. Assim, quanto você está constantemente ao lado de pessoas negativas, será justamente isso que ele vai reproduzir, já que são essas mensagens que ele reproduz.
Quem age dessa maneira são as sinapses, pequenos neurônios que distribuem informações de uma célula para a outra. Nesse caso, podemos imaginar que elas ficam distantes uma da outra, que é chamada de sináptica. Assim, sempre que você estiver com pensamento negativos, uma das sinapses irão disparar reações químicas no cérebro.
Com o tempo, o espaço entre uma sinapse e outra vai diminuindo para que o cérebro não faça tanta força para transmitir a mesma informação. Assim, no final do dia, o seu cérebro vai sempre escolher os pensamentos mais rápidos e curtos, para poupar energia. Portanto, uma pessoa que só convive com pessoas negativas, naturalmente se torna negativa.
Depois desse post, espero que você tenha compreendido melhor como os pensamentos alteram o cérebro. Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato conosco para saber mais!