Como aliviar a ansiedade: 4 dicas que podem te ajudar

imagem ilustrativa

Se você não sabe como aliviar a ansiedade e acaba com uma série de sintomas físicos, bem como emocionais problemáticos, agora é hora de conhecer quatro dicas que podem lhe ajudar neste processo. Confira!

1# Entenda o que desencadeia a sua ansiedade

Entender por que você está ansioso é a melhor forma de reduzir sintomas. Isso não significa que você passa a evitar determinadas situações, mas se preparar para elas.

Por exemplo, se você fica ansioso quando precisa falar em público, deve iniciar um aprendizado sobre o tema. Afinal, pode precisar apresentar trabalhos/pesquisas, conversar com colegas de trabalho, participar de reuniões, etc.

Nesses casos, comece um aprendizado sobre oratória, esquematize como aquela situação vai acontecer e o que vai falar, comece com públicos menores e conhecidos e assim por diante.

Ao entender isso, você identifica os sintomas e reduz a intensidade/frequência. Logo, o que antes causava uma crise, se transforma em um incômodo.

2# Como aliviar a ansiedade: treine a sua respiração

A respiração é a base de muitos funcionamentos internos.

Com ela, você relaxa os músculos, melhora o seu foco, reduz os sintomas ansiosos e o estresse, traz mais equilíbrio e centraliza a sua atenção.

Justamente por isso, aprender técnicas respiratórias vai lhe ajudar a controlar e evitar uma crise ansiosa, permitindo que você se concentre em si para que as coisas a sua volta de tornem menos incômodas.

Frequentemente, em consultórios, os terapeutas ensinam técnicas específicas e funcionais. Mas uma bastante interessante consiste em:

  • Sente-se em algum lugar mais confortável;
  • Coloque as duas mãos espalmadas nas pernas ou abdômen;
  • Inspire por cinco segundos;
  • Segure a respiração por seis segundos;
  • Expire lentamente por oito segundos.

3# Cuide da sua rotina

A rotina é algo comum, aquilo que você faz todos os dias (ou na maior parte deles), como dormir, se alimentar, trabalhar, etc.

Então, cuidar da sua rotina significa avaliar o quanto as coisas que você faz prejudicam ou não os sintomas ansiosos. Por exemplo, ter horários auxilia na redução de picos de ansiedade, já que cria um padrão a ser seguido.

Ao mesmo tempo, evitar alimentos estimulantes (como cafeína) e praticar atividades físicas traz um melhor controle das coisas. Além disso, invista na qualidade do seu sono, limites, horários e assim por diante.

4# Como aliviar a ansiedade: invista no relaxamento

Por fim, você precisa investir em técnicas de relaxamento eficazes, como massagens terapêuticas e terapias

Com isso, você reduz a tensão muscular, reduz a sobrecarga, melhora o funcionamento interno, equilibra a liberação hormonal e mais. Não à toa, aqui no Vittae você conta com serviços exclusivas que vão melhorar a qualidade da sua vida.

A ansiedade é um quadro psicológico. Por isso, buscar auxílio de um terapeuta é indispensável em todas as situações para melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar.