Cinco sentidos para uma vida de bem-estar

Imagem para ilustrar texto de blog sobre cinco sentidos para uma vida de bem-estar.

Os cinco sentidos para uma vida de bem-estar se referem as nossas capacidades orgânicas, mais especificamente a forma como as utilizamos no dia-a-dia ou como compreendemos as coisas.

Então, aqui vamos falar do olfato, visão, audição, tato e paladar, bem como a maneira para ativar cada um deles. Vamos lá!

Visão: os estímulos visuais fascinantes

A visão é um dos sentidos mais interativos dos seres. Afinal, é assim que percebemos a luz ou o escuro, formas, distâncias, cores, paisagens e pessoas, etc.

Inclusive, você sabia que a sua visão periférica capta muitas coisas que não chegam ao seu consciente? Ou seja, percebe coisas que estão a sua volta, mas passam desapercebidas.

A dica aqui é ter momentos diários de estímulos visuais relaxantes. Como observar a natureza ou cercar-se de flores e folhagens, observar rios e demais coisas em tons de azul e verde.

Paladar: ative os cinco sentidos para uma vida de bem-estar

O paladar sempre remete aquilo que é gostoso e, quase sempre, cada um tem um alimento preferido. Na prática, esse sentido também evita que você come o que não deveria, provoca diversas reações e envia sinais ao cérebro.

Sendo assim, a dica é começar a experimentar coisas distintas, tanto em sabor quanto em textura, e abrir novas portas da alimentação.

Além disso, os chás, docinhos e oleaginosas podem auxiliar nesse processo de descoberta.

Mas, para evitar que o seu paladar fique saturado, reduza o consumo de açúcares, refrigerantes e sucos artificiais, fastfood e gorduras.

Aqui no Vittae você pode curtir um dia incrível no spa com tudo pensado para uma experiência inesquecível, desde banhos, massagens, terapias, Day Spa, lanches e uma boa taça de vinho.

Audição: os sons internos e externos

A audição é considerada por muitos especialistas como um dos mais importantes para a preservação da vida. Inclusive, quando a visão falha, é a audição que capta os mínimos ruídos.

E não é só isso, somos capazes de captar as ondas externas, como o barulho da chuva, e alguns internos, como quando engolimos algo ou pensamos.

Por essa sensibilidade, é importante reduzir o excesso de sons no período tarde-noite, ouvir músicas calmantes e ter momentos de silêncio.

Olfato: ative os cinco sentidos para uma vida de bem-estar

O olfato se refere aos cheiros ou odores, sejam eles bons ou desagradáveis.

Uma curiosidade é que o ser humano consegue sentir diversos cheiros, mas o mais forte tende a prevalecer, quase excluindo os demais. Além disso, há cheiros que marcam, provocam lembranças e causam emoções.

Uma forma de ativar o seu olfato é investir na aromaterapia. A técnica milenar atinge diferentes sentidos, evoca, relaxa, libera o estresse e tensão muscular e muito mais. Massagens com óleos essenciais também podem mudar a sua vida!