Aromaterapia – Como Funciona e quais os Benefícios.

Aromaterapia – Como Funciona e quais os Benefícios

Nos dias de hoje, é comum passarmos por estresse em diversas situações de nossa vida, e procurar tratamentos que nos ajudem a relaxar, como é o caso da aromaterapia, é muito importante para mantermos nossa saúde física e mental.

Mas você sabe do que ela se trata, como deve ser usada, como funciona e quais benefícios pode trazer para nossa saúde nos mais diferentes sentidos?

Estas e outras informações você verá ao longo deste artigo. Então continue a leitura até o final e descubra tudo de melhor que a aromaterapia poderá lhe proporcionar!

Saiba o que é e como funciona a aromaterapia.

A aromaterapia se trata de uma técnica criada e aperfeiçoada na França, que consiste em combinar fragrâncias a fim de trazer melhor equilíbrio para o corpo e para a mente.

São utilizados óleos essenciais que liberam aromas capazes de causar reações extremamente positivas em nosso corpo, promovendo até mesmo a melhora de algumas doenças.

Ela atua em nosso sistema límbico, região do sistema nervoso responsável pela regulação das emoções, disparando substâncias com efeitos relaxantes, sedativos ou estimulantes, sempre quando perceber que sentimos determinado aroma.

Desta forma é possível realizar diversos tipos de tratamentos, como o alívio de dores e tensões, por exemplo.

Como os óleos devem ser utilizados?

Estes óleos são extraídos de diversas plantas, dentre elas a laranjeira, o eucalipto e a lavanda, mas por serem muito concentrados, precisam ser diluídos em outros óleos vegetais, caso a intenção seja utilizar em massagens.

Quando a intenção for inalar, você pode utilizar poucas gotas ou um difusor de ambiente, que transforma o óleo em vapor, espalhando a fragrância por todo o local em que foi instalado.

É possível ainda utilizar colares difusores, banhos de acento, inalações, compressas, banhos convencionais ou produtos naturais com os óleos como parte da composição.

Conheça os benefícios da aromaterapia.

Cada planta é composta por uma propriedade específica e, por consequência gera um óleo que possui propriedades únicas.

Na lista a seguir você irá conhecer os benefícios que alguns óleos essenciais podem proporcionar quando utilizados de forma terapêutica pela aromaterapia:

  • alecrim: é ótimo para ajudar a manter o foco e a concentração, ideal para estudantes ou profissionais que tenham esse tipo de dificuldade;
  • camomila: ajuda a reduzir dores musculares, controlar a irritação, a ansiedade e a apatia;
  • bergamota: possui ação revigorante e contribui para a diminuição de insônia, ansiedade e depressão;
  • gerânio: é extremamente eficaz quando se trata de produção e equilíbrio dos hormônios femininos, além de diminuir o desconforto causado pela menopausa e melhorar o humor durante a TPM.

Cuidados que precisam ser tomados.

Não existe uma contraindicação para o uso da aromaterapia, no entanto é preciso ter alguns cuidados para que o resultado seja satisfatório.

Em primeiro lugar, não se deve iniciar nenhum tipo de tratamento por conta própria, mesmo que este seja alternativo e não cause efeitos colaterais. Consultar um profissional da área é imprescindível.

E este tratamento pode ser feito em combinação com os convencionais. Porém tanto o médico quanto o aromaterapeuta devem ter total ciência de tudo o que será realizado.

Desta forma, os resultados poderão ser ainda melhores com relação ao tratamento de doenças, dores, distúrbios, etc.

O tratamento com aromaterapia no Vittae Spa.

Nós do Vittae Spa oferecemos uma variada gama de tratamentos com a utilização de aromaterapia.

Utilizamos óleos essenciais em massagens, spa para os pés, revitalização facial, e muito mais!

E se você é gestor de empresa, poderá contratar ainda nossos serviços para um day spa corporativo, incluindo os tratamentos com fragrâncias.

Acesse agora nosso site, www.vittaespa.com.br,  para obter mais informações, escolher seu tratamento e agendar online!