6 formas de aumentar a autoestima feminina
Quer conhecer formas de aumentar a autoestima feminina em passos simples e práticos? Pensando na importância dessa valorização de si, o Vittae separou 6 dicas para começar!
1# Tudo começa com autoaceitação
A autoaceitação significa entender suas características, aceitá-las e respeitá-las. Ou seja, você sabe que há formas de evoluir e melhorar, mas entende que há coisas que são só suas.
Com isso, você respeita o seu físico, suas emoções, limites, sentimentos e assim por diante.
2# Aumentar a autoestima feminina com um bom detox
Detox significa eliminar impurezas ou toxinas, promovendo uma limpeza.
Com isso, a dica é fazer um detox de tudo: das redes sociais; saindo de grupos, páginas e deixando de seguir pessoas tóxicas de alguma forma, reduzindo contato com pessoas negativas, limpando o seu quarto e dando o pontapé na mudança. Aproveita para conferir:
3# Foque em um pensamento mais feliz, positivo e funcional
O pensamento tem um poder sobre tudo: pode fazer você se sentir bem, ou não.
Justamente por isso, é importante trabalhar para desenvolver pensamentos funcionais, pautados na realidade, positivos sobre si e sempre direcionados para o autocuidado.
Por exemplo, ao invés de pensar que “é péssima no seu trabalho”, entende quais são suas qualidades, dedicação e como pode ser melhor, se for o caso. Vale dizer que, em alguns casos, é importante começar o processo terapêutico.
4# Pratique o autocuidado
Aumentar a autoestima feminina significa praticar o autocuidado todos os dias, mesmo que de maneiras diferentes.
Cuidar de si mesma significa tomar um bom banho, respeitar seus limites, fazer um skin care, apostar em uma massagem relaxante, focar no seu desenvolvimento e assim por diante.
Além disso, descansar, se alimentar bem, assistir um bom filme; tudo isso é autocuidado!
5# Aumentar a autoestima feminina: respeite sua história, mas não fique preso ao passado
Uma das formas de aumentar a autoestima feminina é garantir que você reconheça a sua história, tudo o que passou até aqui e como essas coisas lhe transformaram.
Entretanto, ao fique preso ao passado, use-o como aprendizado e foque em viver o presente, em mentalizar o seu futuro e buscar a própria felicidade. Ruminar o passado gera tristeza e focar unicamente no futuro causa frustração, é preciso buscar um equilíbrio.
6# Cuidado com os padrões
Por fim, uma das dicas especiais do Vittae é ter muito cuidado com os padrões que a sociedade traz. Seja padrões de beleza, comportamento, vida, etc.
Acontece que esses padrões, frequentemente, são inalcançáveis; gerando uma tristeza profunda. Principalmente nas redes sociais, isso fica “na tela” o tempo inteiro.
O ideal é reduzir o uso dessas redes, e daqueles que falam sobre seguir esses padrões, ter uma visão mais real das coisas e sempre olhar para si mesmo, para seus valores e individualidades.