O que é o Setembro Amarelo e por que é importante?

Imagem para ilustrar texto de blog sobre setembro amarelo.

Nesse post, vamos falar do Setembro Amarelo e do motivo de esse mês ser tão importante, movimentando uma série de campanhas que visam promover o conhecimento.

Justamente por isso, o slogan do mês é que “Falar é a melhor solução”.

A partir disso, aqui vamos falar o que é essa campanha, como ela surgiu e porque é tão importante falar do assunto. Vamos lá!

O que é o Setembro Amarelo?

Setembro amarelo é o mês dedicado a campanhas de prevenção ao suicídio. Para isso, foca a conscientização da população, apresentando dados estatísticos, bem como os sinais e formas de evitar que isso ocorra.

Assim, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é 10 de setembro, sendo que a campanha mensal começou a ocorrer em 2015 aqui no Brasil, uma medida do Centro de Valorização da Vida (CVV).

É importante destacar que, segundo o Paho.org, só em 2019 foram registradas 97 mil mortes. Segundo a OMS, são 32 vítimas por dia só no território brasileiro e uma vítima a cada 40 segundos no mundo inteiro.

Justamente por isso, dados mostram que o suicídio mata mais que doenças graves, como o câncer e AIDS.

Como essa campanha surgiu?

A campanha de prevenção ao suicídio começou com um movimento em 1994. Isso porque, na época, um rapaz de 17 anos cometeu suicídio. Mike Emme tinha um Mustang Amarelo 68 e, no dia do seu velório, os familiares distribuíram cartões com fitas, também amarelas, todas com frases de apoio.

Com isso, o movimento começa e a dor se tornou símbolo do mês de setembro.

Por que essa campanha é tão importante?

A realidade é que falar sobre suicídio, depressão, luto, traumas e dores emocionais ainda é um tabu. Além disso, existem tantos fatores relacionados ao assunto que seria necessário falar horas sobre isso. E, mesmo assim, é possível que não tenhamos uma única resposta.

Logo, aqui é importante destacar que ao menos 90% dos casos seriam totalmente evitados através do diálogo. Por isso o slogan.

Com isso, é através desse mês de conscientização que vemos o assunto ser apresentado de forma natural, mostrando sua importância, mostrando os sinais que as pessoas podem notar.

Simultaneamente, o Setembro Amarelo fala de temas relacionados, como a ansiedade, depressão, transtornos alimentares, bipolar e até a dependência química.

Falar sobre o assunto é o primeiro passo, para desmistificar esse tabu e melhorar as relações. Com isso, vem a liberdade e o conforto para falar, explorar um problema e encontrar soluções mais saudáveis.

O suicídio é uma realidade que pode afetar qualquer indivíduo.

Então, converse com alguém e esteja aberto para que outros conversem com você abertamente, de forma segura e sem julgamentos. Se precisar, o CVV tem uma central de ajuda disponível 24 horas por dia, é só ligar no 188.